50 Cent - Get Rich Or Die Tryin'(Álbum)

 


Get Rich or Die Tryin ' é o primeiro álbum de estúdio oficialdo rapper americano 50 Cent . Foi lançado em 6 de fevereiro de 2003,  pela Interscope Records , Eminem 's Shady Records , Dr. Dre 's Aftermath Entertainment e 50 Cent's G-Unit Records .[1] Depois de assinar com Eminem, 50 Cent também trabalhou fortemente com Dr. Dre atuando como produtor executivo do álbum, que trabalhou para combinar o combo gangsta rap e R&B predominante no hip hop de Nova York . A produção adicional é fornecida por Mike Elizondo , Sha Money XL (que também foi produtor executivo do álbum), Mr. Porter , Rockwilder , Dirty Swift , Megahertz e muito mais.

O álbum também contém participações especiais de Eminem, Young Buck e Nate Dogg , bem como participações dos co-membros da G-Unit Lloyd Banks e Tony Yayo . Antes do álbum, 50 Cent lançou várias mixtapes ao lado dos Trackmasters e um álbum inédito amplamente considerado sua estreia em 2000. No entanto, depois de sofrer problemas legais e ser banido da indústria musical, 50 Cent encontrou dificuldade em garantir outra grande gravadora. contrato de gravação, até assinar com a Shady Records de Eminem em 2002.

Lançado com uma semana de antecedência para combater o contrabando e o vazamento da Internet , Get Rich or Die Tryin' estreou e alcançou a posição número um na Billboard 200 , vendendo mais de 872 mil cópias em sua primeira semana de vendas. Os singles do álbum também obtiveram sucesso mundial, com " In da Club " e " 21 Questions " alcançando o primeiro lugar na Billboard Hot 100 , enquanto " PIMP " se tornou o hit número um em vários países. O álbum foi classificado em primeiro lugar na Billboard de final de ano de 2003 e recebeu críticas geralmente positivas dos críticos musicais.

Get Rich or Die Tryin' foi classificado por diversas publicações como um dos melhores álbuns dos anos 2000. Em 2020, foi certificado 9× Platina pela Recording Industry Association of America (RIAA). Foi o álbum mais vendido de 2003 nos EUA , e foi indicado para Melhor Álbum de Rap no 46º Grammy Awards . Ganhou Álbum de Rap/Hip-Hop Favorito no American Music Awards de 2003 e Álbum Top Billboard 200 no Billboard Music Awards de 2003 . Em 2020, a Rolling Stone classificou o álbum em 280º lugar em sua lista atualizada dos 500 melhores álbuns de todos os tempos.




Postar um comentário

0 Comentários